Eventos

Dia Nacional da Suécia 2013

Logo-Consulado-Sueco2

bandeira-brasil-hinobandeira-suecia-hino

Dia Nacional da Suécia

Agradece seus Patrocinadores

 

24 item « 1 de 3 »


 

Discurso Dia Nacional da Suécia

Senhoras e Senhores, bom dia a todos e bem vindos à Festa de Comemoração do dia Nacional da Suécia.

Inicialmente gostaria de agradecer em nome do Consulado Geral da Suécia a presença e participação dos nossos convidados de honra:

  1. Conselheiro Mikael Ståhl representando a Embaixada da Suécia
  2. Cônsul-Geral da Dinamarca Nicolai Prytz e a Consulesa Cintia
  3. Cônsul-Geral da Noruega Jens Olensen e a Consulesa Renata
  4. antigo Cônsul-Geral da Suécia Barry Bystedt e a Consulesa Marietta
  5. Pastor Jan-Olov Risberg representando a Igreja Sueca, vindo da Suécia

Em seguida gostaria de agradecer nominalmente a todo os nossos Sponsors, cujo apoio foi essencial para a realização deste evento.

ABB, ASTRA ZENECA, ATLAS COPCO, EF, ELANDERS, ELECTROLUX, ERICSSON, HANDELSBANKEN, HÖGANÄS, LINDE, NORDEA, SAAB, SANDVIK, SCANIA, SEB, SEMCON, SKANSKA, SKF, STORA ENSO, TRELLEBORG E VOLVO CARS.

Estas mais de 20 empresas suecas são a prova de que os valores e filosofia de uma nação tão distante podem prosperar em um outro país, do outro lado do mundo, unindo culturas, somando esforços e produzindo excelentes resultados. Muito obrigado por compartilharem este seu sucesso com o Consulado Geral da Suécia.

Também quero especialmente agradecer a todas as famílias Suecas aqui presentes, com seus filhos, esposas, muitas já em segunda, terça, quarta geração. Outras mais recentes, alguns até bebês. Vocês também fazem prova de que a união do Brasil e da Suécia rendem bons frutos, com pessoas maravilhosas e que hoje estão aqui.

Para concluir os agradecimentos quero agradecer a minha Equipe no Consulado Geral, especialmente ao Vice-Cônsul Lars Bergeå, que hoje receberá mais tarde o diploma outorgado por nosso Rei Carl XVI Gustav, condecoração esta mais do que merecida, após 10 anos de forte dedicação ao Consulado Geral da Suécia em SP.

Feitos os agradecimentos, quero lembrar a importância desta data para a colônia Sueca em SP. Como todos sabem no dia 06 de junho se comemora a eleição do Rei Gustav Vasa em 1523, poucos anos após a Descoberta do Brasil em 1500.

Até 31 anos antes se comemorava nesta data o dia da Bandeira Sueca, e depois de 1982 se deu inicio ao Dia Nacional. Para os brasileiros este dia é comemorado em 07 de Setembro e cada país tem um carinho muito especial por esta importante data.

Todos as vezes que os Suecos se reúnem, algo de bom costuma acontecer. Também hoje, neste domingo isto se repete, e esta celebração é mais especial por estarmos tantos suecos, seus familiares, crianças e filhos, alguns já também brasileiros natos, além de amigos, parente de suecos, e dirigentes de empresas suecas, todos juntos, aqui na Igreja Escandinava em São Paulo.

São Paulo tem a maior presença Sueca do Brasil, e da América Latina. Muitos de seus parentes que para aqui migraram há tantas décadas, em outros séculos, deixaram a marca de uma civilização evoluída e com notáveis contribuições à humanidade, na área científica, cultural, esportiva, acadêmica e social.

São Paulo é hoje considerado o maior parque industrial Sueco fora da Suécia. Temos mais de 200 empresas suecas investindo e acreditando no Brasil. O volume de investimentos da Suécia corresponde a 1% do PIB brasileiro e gera mais de 60.000 empregos diretos e mais de 100.000 empregos indiretos.

Em São Paulo, temos também importantes instituições Suecas:

A SwedCham aqui representada por seu Diretor Executivo, Jonas Lindström, da Câmara de Comercio Sueco-Brasileira que este ano comemora 60 anos desde sua fundação;

A Associação Escandinava Nordlyset que organiza entre outros, o importante evento da Feira Escandinava;

Esta Igreja Escandinava aqui representada por sua Presidente Cecília Calson, recentemente eleita e que se encontra em fase de formulação de novos projetos;

O Business Sweden, aqui representado por seu Conselheiro Comercial Johan Norén, todos parceiros estratégicos da Suécia em SP.

Suécia e Brasil são parceiros complementares, economias diferentes, em diversos estados de desenvolvimento. A grandeza do Brasil, com suas dimensões continentais é enriquecida pela inovação e tecnologia da Suécia. O espírito sueco empreendedor, socialmente equilibrado e politicamente responsável são elementos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil através de parcerias.

Nosso Consulado Geral é o representante oficial em uma região que é bastante extensa, desde o Rio Grande do Sul até o Mato Grosso, incluindo também Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde está sediado mais recentemente na Al. Franca 1050 na área conhecida como Jardins.

Nossa atuação está ligada à representação oficial da Suécia, dos Suecos, e de seus interesses perante o Governo do Estado de São Paulo, dos demais Estados, e de seus respectivos municípios. Inversamente também, recebemos pedidos, consultas de brasileiros buscando maiores informações sobre como estudar, morar, investir e ou trabalhar na Suécia.

São 75 milhões de brasileiros abrangidos pela nossa jurisdição, muito mais vezes que a própria população completa da Suécia. Para superar este desafio de comunicação e aumentar a visibilidade da Suécia, de sua presença e importância em nossa Região foi lançado, há poucas semanas o website, ainda em fase de construção e desenvolvimento do Consulado Geral, bem como uma página no LinkedIN e até mesmo no Facebook.

Estas novas ferramentas acompanham a tendencia do incremento e velocidade na troca de informações. Se você ainda não a visitou, poderá fazê-lo nos próximos dias, inclusive para visualizar fotos e matéria sobre este evento do Dia Nacional da Suécia.

Em alinhamento com a Embaixada, o Consulado Geral em São Paulo, quer estar próximo dos Suecos e também dos Brasileiros que se identificam com os valores da cultura e sociedade Sueca. Nossa função como ponte na relação oficial de ambos depende também do contato e da proximidade com os nossos inscritos e cadastrados perante o Consulado Geral.

Por isto se v. ainda não visitou o novo endereço do Consulado Geral, será bem-vindo e se tiver pouco tempo, ao menos uma visita virtual via Internet e/ou acesso via e-mail e ou twitter. O endereço é muito simples: www.ConsuladoSueciaSP.org.br

Logo na primeira página já é possível se visualizar as notícias mais recentes relacionadas a Suécia , tanto as publicadas em português como as publicadas em Sueco.

No futuro teremos uma Newsletter online, com edições trimestrais. O site é alto explicativo, mas tem por função principal ser um portal de acesso ao Brasileiro interessado em melhor conhecer a Suécia, e inversamente ao Sueco que aqui ainda não reside, melhor poder conhecer São Paulo e os outros Estados e cidades sob jurisdição e competência do Consulado Geral da Suécia.

Por fim e para não muito me alongar, gostaria de passar a palavra ao Conselheiro Mikael Ståhl da Embaixada da Suécia em Brasília, que especialmente viajou a SP ontem para participar hoje conosco desta festa tão especial.

Ele responde pela área de promoção comercial e nos apresentará brevemente os fatos e acontecimentos mais importantes vindos de Brasília e incluindo as visitas oficiais recentes e por vir de Ministros e Delegações de empresários através do Ministério de Relações Exteriores.

A todos, Suecos, Suecas, Brasileiros, seus familiares, autoridades consulares e diplomáticas presentes, dirigentes de empresas Suecas e amigos, mais uma vez parabéns e muito obrigado!

Renato Pacheco Neto,
Cônsul-Geral da Suécia

2 de junho, 2013

Topo